Provérbios 1: sobre a Sabedoria

Oii gentem!

Demorei mas voltei! Gostaram no novo layout?

Comecei ontem a leitura do livro de Provérbios. O propósito é lê-lo em 31 dias e compartilhar algumas coisas por aqui. Quem já leu sabe muito bem que é um poço de sabedoria. Alguns versículos fazem a gente parar e refletir durante minutos, às vezes  dias, sobre como estamos escolhendo viver.

Então hoje começo postando aqui as reflexões que tenho tido nos versículos que mais me chamam a atenção no capítulo. Bora, então?

_________________________________

Uma das coisas que se destacam no capítulo 1 para mim é o fato de que a sabedoria é personificada por Salomão, o autor do livro! Ela clama desesperadamente pelas ruas algo como: “Alôô, eu tô aqui! Quem me quer?”!

Fui pesquisar sobre a palavra sabedoria usada na bíblia, nesse contexto, e olha só:

” No Antigo Testamento a experiência religiosa não era uma rotina, um ritual ou uma experiência de fé. Era vista como um conhecimento profundo da arte de viver de acordo com as expectativas de Deus. (…)

Hokmãh (palavra para sabedoria em hebraico, usada nesse texto) é o conhecimento e a habilidade de fazer escolhas certas no momento oportuno. A consistência de fazer a escolha certa é indicação de maturidade e desenvolvimento. O requisito básico para a sabedoria é o temor do Senhor:

‘O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a intrução’ Pv 1:7

O pré-requisito é o desejo de seguir e imitar a Deus conforme Ele se revelou em Jesus Cristo, sem autoconfiança e sobretudo não com espírito de orgulho.  “

                                                      (Dicionário Vine, Ed. CPAD; páginas 270 e 271)

TOP! Aqui eu te pergunto: você tem ouvido a voz da sabedoria ou tem andando segundo os padrões de conhecimento e maturidade desse mundo?

Te convido a acompanhar a leitura desse livro! Garanto que durante você vai perceber que precisa mudar muiita coisa, e ao final, que já começou a mudar!

Pra finalizar coloco aqui uns videozinhos bacaninhas e curtos (pra crianças hehe) que mostram como Salomão, o autor de Provérbios, Eclesiastes e Cantares, conseguiu a benção de ser o homem mais sábio que já pisou a terra! Deus olha a intenção do nosso coração!

Bjo!

Sobre Mari Veiga

Oi! Tenho 27 anos, sou pastora evangélica, Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Carisma e pela Faculdade Unida. Também sou teacher! Dou aulas de inglês e amo fazer isso! Sou casada com um cara charmosíssimo e, juntos, somos discípulos de Jesus. Moro em Palmas, no Tocantins. Se quiser falar comigo, mande e-mail para mariannaveiga@hotmail.com
Esse post foi publicado em Eu e Deus e marcado , , , . Guardar link permanente.

O que você pensa sobre isto?

